Deseja conquistar novos Jobs como freela, mas não sabe por onde começar? Conheça 4 dicas para ajudar profissionais freelancer a atrair novos clientes!

Os trabalhos freela têm ganhado um espaço notório no mercado, o qual cresceu exponencialmente nos últimos anos. São diversos os profissionais procurados, como, por exemplo, redatores, designers, profissionais do marketing e outros.

Por mais que muitas pessoas usem esse tipo de serviço como uma fonte de renda extra ou trabalho home office, ele precisa ser levado a sério e exige responsabilidade e comprometimento, assim como qualquer outro, uma vez que o profissional é o único responsável para administrar sua carga horária, rotina de tarefas, entre outros.

Pensar em conquistar novos clientes não é o suficiente, pois manter os antigos e mostrar que é uma pessoa responsável e produz trabalho de qualidade será o fator principal para conseguir indicações e ter novas oportunidades.

Portanto, antes de atrair novos clientes, é preciso se certificar de que está realizando um bom trabalho com o que já tem em mãos. Mas, se estiver em busca dos primeiros clientes, as dicas a seguir também são muito válidas.

Dicas essenciais para atrair clientes para trabalho freela

Seja visível – divulgação é essencial!

A regra básica para conseguir trabalhos freelancer é ser um profissional visível.

Existe uma frase muito conhecida que é: “quem não é visto, não é lembrado”.  Pode ser clichê, mas faz muito sentido.

Hoje em dia, temos a ajuda das redes sociais, que estão disponíveis para que possamos usá-las a nosso favor e como desejarmos, portanto, fazer divulgações sobre os nossos serviços é uma ótima ideia.

Ficar em evidência aumenta as nossas chances de atrair novos clientes. Faça divulgações de trabalhos já realizados, pois, mesmo que não tenha um portfólio, os trabalhos feitos na empresa que já trabalhou, faculdade, cursos técnicos, seus artigos para blogs pessoais e outros, podem ser uma boa “carta de apresentação”.

Conheça plataformas:

Meu Redator – Plataforma para redatores freelancers
MeuFreela -Plataforma para freelancer
Workana – Plataforma para freelancers

Imagem Empreendedora

Criar uma imagem positiva para o seu perfil é outro fator importantíssimo, pois devemos mostrar ao cliente em potencial que contamos com capacidade, confiança e profissionalismo. Você deve construir uma imagem de que é o melhor no seu segmento.

Quanto maior o respeito que conseguir passar aos clientes, mais será procurado para realizar trabalhos.

Aprenda a negociar

Por mais que tenha estudado muito, se aprimorado, tenha ou não experiência, não é sempre que os clientes irão querer pagar o que você acha que o seu trabalho vale. O mercado é competitivo e até conseguir se colocar como um profissional respeitado e valorizado, devemos aprender a negociar.

Como freelancer, é importante ter uma margem para negociação, até mesmo porque, quando um cliente te procura, ele já deve ter conversado com mais profissionais além de você.

Cobrar valores com uma margem boa para ambos ajuda a conquistar o cliente e ter uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. Assim, poderá mostrar a qualidade do seu freela e, com o tempo, renegociar valores ou manter o cliente fixo.

Ter flexibilidade

Por mais que o profissional freelancer tenha disponibilidade para fazer seu horário, devemos entender que existem prazos a serem cumpridos e que para manter os clientes, precisamos nos adaptar a eles.

Comece fazendo uma lista dos projetos mais urgentes e dos prazos, além de preparar os mais difíceis primeiros, a fim de evitar a procrastinação e desorganização no trabalho, assim poderá entregá-los no prazo e evitar que os clientes fujam de você.